Para cadastrar um lançamento do tipo despesa vá no módulo Financeiro > Cadastros > clique em +Adicionar > selecione Despesa.
Primeiro, insira o valor e, em seguida, escreva uma identificação para o lançamento. Depois, selecione o centro de custo, o plano de contas e a conta correspondente.
Prossiga com o cadastro e inclua o contato da pessoa/órgão. Além disso, defina se o lançamento deve se repetir.
Defina a forma de pagamento, bem como as datas de emissão, vencimento e o mês da competência.
Se houver reembolso, selecione “Sim” na opção "É esperado o reembolso?". Se desejar adicionar algum comentário ou informação adicional, utilize o campo "Observações".
Se o lançamento envolver multa, juros ou descontos, por favor, insira essas informações nos campos correspondentes em "Cálculos". Por fim, clique em Salvar.
Obs: Se houver campos personalizados no módulo financeiro, preencha-os antes de salvar.
É importante destacar que os juros informados nos lançamentos financeiros serão calculados automaticamente após a data de vencimento.
Segue um exemplo de como é realizado o cálculo do juros:
Valor: R$ 500,00
% ao mês: 10%
% ao dia: 0,3333333…% —————————————— Fórmula: (% ao mês)/30
Valor ao dia —————————————— Fórmula: (% ao dia x valor original)/100
Total de juros —————————————— Fórmula: (valor ao dia x dias de atraso)