Como cadastrar um lançamento financeiro do tipo despesa?

Para cadastrar um lançamento do tipo despesa vá no módulo Financeiro > Cadastros > clique em +Adicionar > selecione Despesa.

 


Primeiro, insira o valor e, em seguida, escreva uma identificação para o lançamento. Depois, selecione o centro de custo, o plano de contas e a conta correspondente.

 

Prossiga com o cadastro e inclua o contato da pessoa/órgão. Além disso, defina se o lançamento deve se repetir.

Defina a forma de pagamento, bem como as datas de emissão, vencimento e o mês da competência.

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Se houver reembolso, selecione “Sim” na opção "É esperado o reembolso?". Se desejar adicionar algum comentário ou informação adicional, utilize o campo "Observações".

 

Se o lançamento envolver multa, juros ou descontos, por favor, insira essas informações nos campos correspondentes em "Cálculos". Por fim, clique em Salvar.

 

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Obs: Se houver campos personalizados no módulo financeiro, preencha-os antes de salvar.


É importante destacar que os juros informados nos lançamentos financeiros serão calculados automaticamente após a data de vencimento.


Segue um exemplo de como é realizado o cálculo do juros: 


Valor: R$ 500,00

% ao mês: 10%

% ao dia: 0,3333333…% —————————————— Fórmula: (% ao mês)/30 

Valor ao dia  ——————————————  Fórmula: (% ao dia x valor original)/100

Total de juros  —————————————— Fórmula: (valor ao dia x dias de atraso)